Curta e Siga


Entendendo o seu tipo de pé para envitar entorses





Para aquelas pessoas que gostam de correr ou praticar alguma atividade física tem sempre um tipo e modelo correto de calçado. Correr de forma despretensiosa como apenas um treino leve ou até mesmo uma prova, é sempre bom estar atento ao tipo de pisada que se tem e, a partir dela, procurar um tênis ideal.

Praticar esportes sem um tênis adequado pode causar problemas sérios. Os movimentos dos pés são muito mais complicados do que parece e com certeza merece muita atenção

Cada pé é composto por 26 ossos, que são integrados por um complexo sistema de ligamentos que permitem a ação coordenada de músculos e tendões nos movimentos articulares. Nas atividades esportivas, estes movimentos são repetidos muitas vezes, causando um impacto nos pés correspondente a várias vezes o peso corporal do atleta.

Um tênis com amortecedor tem a capacidade de absorver o impacto da pisada, que ocorre no sentido vertical, já um tênis com estabilidade, ajuda a corrigir os movimentos laterais, muito comuns durante a passada.

O importante é utilizar o calçado adequado as suas características, isso melhora o rendimento de seu treino prevenindo, entorses, e futura lesões.

Para determinar a sua pisada, o mais indicado é procurar um podólogo ou visitar uma loja especializada que possua aparelhos apropriados.

Qual tipo de pé é o seu?

Pé normal

Quando o pé toca o chão primeiro com a parte exterior do calcanhar e, em seguida, inclina-se levemente para dentro. Assim, os impactos são absorvidos de maneira mais uniforme. Essa pisada é denominada de Neutra.

Tênis recomendados: calçados com solado uniforme e design que vise uma maior estabilidade.

Pé Plano (ou Pé Chato)

Ocorre quando o arco da planta do pé é menos acentuada que o normal. Ao tocar o chão, o primeiro apoio também é a parte externa do calcanhar, porém depois, o pé inclina-se excessivamente além do necessário. Chama-se de pisada Pronador

Tênis recomendados: os que possuam grande estabilidade, reforço na parte interna e, de preferência, não tenham grande amortecimento.

Pé Cavo

Os pés com a curvatura bastante alta que têm dificuldades para absorver impactos são os Supinadores. Onde o apoio é feito primeiramente na parte externa do calcanhar e, na seqüência, o pé se inclina ou gira para fora.

Tênis recomendados: aqueles com bom amortecimento e bastante flexibilidade para ajudar a mobilidade reduzida do pé. A parte externa do calçado deve ser reforçada.
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário