Curta e Siga


Entorses de tornozelo no Futsal







O futsal moderno é uma modalidade esportiva que exige funções combinadas dos atletas, não somente em relação à seus desempenhos dentro de quadra, mas também no que diz respeito à combinação de movimentos realizados, priorizando os de membro inferiores.
A articulação do tornozelo é normalmente muito exigida pois além de participar dos apoios para sustentação destes movimentos combinados, ela também participa da realização do gesto esportivo como por exemplo os passes e chutes.

Leia também:
As estatísticas dos clubes de futsal apontam as afecções do tornozelo entre as 3 primeiras em suas listas. Normalmente este apontamento é relacionado à entorse em inversão de tal articulação.
Atualmente uma lesão deste tipo deve ser tratada uma única vez. Ou seja, em uma entorse de tornozelo bem tratada não pode ocorrer recidivas (novos episódios). A abordagem deve ser a melhor possível desde o ato ocorrido até a alta para retorno esportivo. A aplicação de crioterapia (gelo) imediata ajuda a controlar os grandes edemas e prevenir futuras complicações da lesão. O exame de RX é uma excelente referência para visualização de possíveis fraturas associadas. Descartadas maiores complicações e estando o diagnóstico fechado, a imobilização com tornozeleira móvel é de suma importância para preservar a integridade das estruturas não lesionadas e permitir a cicatrização das partes que sofreram lesão. Por mim, atualmente, a permissão da marcha com a tornozeleira, tem demonstrado ajuda para acelerar processo de reabilitação do tornozelo.
Feito todo procedimento inicial corretamente, é a vez da fisioterapia começar à atuar para reabilitação final. Em casos mais simples o tempo para retorno do atleta é feito em torno de 07 dias com indicação de continuidade do tratamento. Nas lesões de médio porte o tempo dispensado é de 21 dias, também com manutenção de alguns cuidados mesmo após sua alta para retorno ao gesto esportivo.
Se seguirmos corretamente o tratamento e respeitarmos o tempo que a natureza nos sugere, teremos, com certeza, êxito em todas nossas reabilitações e prolongaremos a carreira do atleta seja em que nível ele atue!!!

Fonte: Ferreti futsal
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Um comentário

Neusa disse...

Gostaria apenas de acrescentar informações referente a Medicina Alternativa.
"Frank Medina (principal treinador da universidade do Texas) e Larry Gardner (foi treinador do Cowboys dallas e Miami Dolphins), avaliaram os produtos do Aloe Vera estabilizado em milhares de atletas num período de quatro anos, tratamentos incluindo diversos casos, desde lacerações e distensões a queimaduras de turfa. Os casos tratados tiveram resultados positivos no tratamento de contusões, abrasões, fraturas, distensões, entorses, tendinites e infecções secundárias. No caso de queimaduras de turfa, obteve-se resultados “superiores” na inibição de bolhas, na atividade antiinflamatória e na ação antisséptica. Os produtos de Aloe Vera estabilizado mostraram penetrabilidade “superior” em caso de abrasões, contusões e lacerações.
Além do Aloe Vera estabilizado ser excelente para os atletas no tratamento tópico, encontra-se pronto na forma oral, no qual pode trazer os seguintes benefícios atleta:

1. Desintoxicante - Devido a potássio que o Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação, além de conter ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular. Possui enzimas que trabalham no sistema digestivo e facilitam a eliminação do colesterol, toxinas e obesidade.

2. Energizante - O alto conteúdo de vitamina C incluído no seu gel (suco) durante o processo de estabilização propicia grande parte da energia que o organismo necessita durante um esforço prolongado ou depois deste.


3. Preventivo - Paralelo a regularização do fluxo sangüíneo, controlado e facilitado pelo ferro e pelo ácido fólico (vit. B9), fortalece o sistema imunológico, circulatório e excretor, prevenindo a maioria das doenças e facilitando a eliminação de toxinas.

4. Estimula - A massa muscular devido ao seu complexo de aminoácidos