Um dos grandes vilões de quem pratica esporte são as famosas entorses de tornozelo. Comprometendo os ligamentos laterais e mediais do tornozelo levando á um estiramento ou ruptura total ou parcial, de acordo com a classificação da lesão o fisioterapeuta fará um tratamento específico visando o retorno ao esporte o quanto antes(leve, grau I, moderado, grau II, ou grave, grau III, o que irá interferir no tempo de afastamento do esporte).
Curso Online de Fisioterapia Desportiva
As entorses mais comuns são em inversão do pé, que força a articulação para fora. Neste caso, pode haver lesão em algum dos ligamentos que ligam a fíbula aos ossos do pé (talofibular anterior e posterior e calcaneofibular).
Já as entorses em eversão do pé, quando há uma força do pé para dentro, pode-se afetar o ligamento deltóide. Essas lesões são mais raras, devido, principalmente a espessura e resistência desse ligamento. Porém, quando rompido, há uma maior gravidade e aumenta o tempo de recuperação.
Após um entorse os principais sinais de alerta são: dor intensa, perda da propriocepção (sensibilidade ao apoiar o pé), diminuição da movimentação, inchaço e vermelhidão. Estes indicam grave processo inflamatório e um médico deve ser procurado.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário