A biomecânica é o estudo de estruturas e músculos do sistema de seres vivos sobre um olhar da mecânica. O estudo de biomecânica da corrida é feito com o intuito de planejar e melhor o treinamento de seu aluno. Entendendo corretamente as musculaturas e os mecanismos que envolvem a corrida é possível planejar um plano ideal para seu aluno, que melhorará consideravelmente seu desempenho.
Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na VO2 máxima
Para melhorar a mecânica é preciso investir em alguns exercícios básicos, resultando em gestos mais bem executados e que preparam o seu corpo para as exigências que ele sofrerá durante as passadas.
Veja 5 pontos importantes:
1- Exercícios educativos
  Eles ajudam a melhorar a coordenação, a postura, a eficiência e a   economia de energia na execução de seus movimentos na corrida. Existem   diversos deles, mas os que se destacam são o Skipping alto, Anfersen,   Hopserlauf, Avanço com deslocamento, Aceleração e Kick out. 
Como essa modalidade requer a combinação da habilidade motora (qualidade do movimento) com a habilidade cognitiva (tomada de decisão), você pode ter um pouco de dificuldade nas primeiras tentativas dos educativos. Caso isso aconteça, faça também exercícios de coordenação e agilidade, que facilitarão seu desenvolvimento na corrida.
2- Varie os exercícios
  Para que seu corpo esteja adaptado a qualquer situação, é importante que   você treine os mais variados tipos de movimentos. A escada de agilidade   (com paraquedas de resistência) é uma boa pedida para isso.  
3- Exercícios de propriocepção
  Os mais usados são aqueles que têm o bosu, a bola suíça, ou a   medicineball como acessórios. Às vezes, você pode usar até o próprio   peso do próprio corpo, como no caso do calistenia, para incrementar os treinos.
Outra dica é transferir o gesto motor da corrida para uma superfície instável, como o bosu, por exemplo. Com o tronco levemente inclinado, realize o movimento do afundo com elevação de joelho. Com isso, você consegue trabalhar a estabilização do corpo, o que propicia a rigidez articular. Faça de três a Quatro séries com 12 repetições para adquirir os benefícios.
4- Fortalecimento muscular dinâmico e isométrico
  Visando o equilíbrio articular para auxiliar a postura durante a   corrida, é importante que você aposte nesse tipo de fortalecimento   muscular. Isso porque, tanto a postura quanto a força muscular   influenciam na mecânica da corrida. Para isso, você pode fazer exercícios   como o agachamento unilateral, stiff unilateral e ponte com bola suíça.   Esses movimentos auxiliam os desequilíbrios articulares, principalmente   dos joelhos e tornozelos.
5- Alongamento dos membros inferiores
  As pernas, quadril e glúteos devem ser sempre alongados antes e depois   da corrida. Ao agir nessas regiões, você libera a tensão muscular, retomando a   flexibilidade e eliminando possíveis dores decorrentes do impacto das   passadas na corrida de rua.
Conhecer a biomecânica da corrida e suas diferentes modalidades é de total importância para estruturar e planejar o treinamento do seu aluno, seja ele atleta ou corredor recreacional.
Procure entender com cuidado os mecanismos e musculações que envolvem   a corrida, quais os músculos mais envolvidos e quais são os   determinantes de performance. Assim, as lesões serão evitadas e dificilmente acontecerão entorses na prática da corrida. 
Se você é profissional e quer saber mais sobre esse Biomecânica da Corrida, vou te indicar um conteúdo muito bacana. Clique aqui.
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Nenhum comentário
Postar um comentário