Curta e Siga


Pisada para dentro pode causar entorses de tornozelo






pé chato euatleta (Foto: Divulgação)

As pessoas portadoras de pés planos, conhecidos como pés chatos, têm a tendência de pisar para dentro, com a borda interna dos pés, ou seja, são chamados de pronados. O que causa desequilíbrio na pisada e na marcha provocando várias lesões como entorses de tornozelo que ocorrem com mais freqüência.

É necessário um trabalho de fortalecimento dos músculos envolvidos na articulação do tornozelo e de toda a perna. É fundamental trabalho de equilíbrio e propriocepção para ativar as reações de equilíbrio para diminuir ou zerar os entorses.

Os pacientes relatam casos de recidivas de entorse, as vezes, com consequências pequenas como edema, dor e muitas vezes com esgarçamento ou ruptura de tendões ou fratura óssea, o que acarreta transtornos na vida pessoal e laboral das pessoas.

Como evitar?

As mulheres que adoram saltos muito altos o cuidado deve ser redobrado ao caminhar nas calçadas irregulares, ao subir e descer escadas, dançar e a todos os movimentos da vida diária. O melhor seria diminuir a altura do salto, mas para muitas é impossível por causa da vaidade. Pode haver exigência de salto alto para trabalhar, mas sempre é um salto normal, a não ser para as modelos durante os desfiles.

Há varias ocorrências de entorses descendo escadas ou caminhando nas ruas. Para os homens é mais fácil porque andam de sapatos baixos ou tênis, precisam ter cuidado e atenção aonde pisam. O conselho é andar descalço em casa, andar na ponta dos pés, nos calcanhares, ao acordar fazer exercícios com os pés para baixo e para cima, exercícios circulares de fora para dentro e de dentro para fora diariamente...

Assim que acontece um entorse, o melhor é colocar gelo na hora por 20 minutos e repetir mais algumas vezes, nas 24 horas subsequentes. Se a dor persistir, o pé ficar cada vez mais inchado e vermelho, ir a uma emergência para ser examinado, tirar raio-x para avaliação médica.

A recomendação é colocar gelo, fazer contraste quente e frio até o edema e a dor até ceder, o que pode demorar de um a três meses dependendo da gravidade do entorse. A fisioterapia aquática é o tratamento mais indicado devido as propriedades físicas da água como a pressão hidrostática que age como uma meia elástica, exercendo muita pressão no fundo e diminuindo na superfície, é uma drenagem linfática natural.

O empuxo diminui a tensão nas articulações, a pressão hidrostática e o empuxo ajudam a diminuir o edema, a dor e assim aumenta a mobilidade do tornozelo. O fisioterapeuta ajuda manualmente com técnicas específicas a diminuição do quadro álgico e do edema e o ganho de arco.

O treino de marcha começa a partir desta fase, com a atuação da força da gravidade progressivamente. Vamos olhar aonde andamos, descer e subir escadas olhando para frente sem virar o corpo para evitar entorses e problemas mais sérios.

Com ajua do Eu-Atleta


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário