A crioterapia é a utilização do frio com fins terapêuticos. É conhecida também como terapia por frio. A crioterapia é indicada nos casos de controle da inflamação, controle do edema, controle da dor, diminuição do espasmo muscular e facilitação da contração muscular.
Essa terapia possui diversas aplicações, entre elas: bolsas de gelo, imersão em água gelada e os sprays muito utilizados nos esportes.
O tempo de aplicação varia de acordo com a área e tamanho da lesão, mas em geral são usados cerca de 20 minutos de terapia. Em grandes porções musculares a crioterapia pode ser aplicada até em 40 minutos.
A fisiologia (ciência) dessa terapia consiste em:
- Diminuição da condução elétrica nervosa gerando alguns benefícios como analgesia (diminuição da dor);
- Redução do edema (impede que o inchaço se instale após uma lesão imediata);
- Redução dos efeitos da hipoxia secundária: quando temos uma lesão tecidual, uma pancada por exemplo, há naquele local, células que são destruídas pela lesão chamadas de hipóxia; o corpo ao tentar reparar essa lesão, acaba destruindo as células que estão perto das lesadas e a esse fenômeno damos o nome de hipóxia secundária;
- É um excelente estimulador e dessensibilizador: podemos usar o gelo para estimular uma área paralisada ou com hiper ou hiposensibilidade a fim de restabelecer a sensibilidade próxima do normal naquela região. Esse efeito de dessensibilização é muito usado em amputações a fim de diminuir a “dor em membro fantasma”. Isso ocorre devido à hipersensibilidade causada pela ligação de várias terminações nervosas que foram descontinuadas em um determinado ponto do membro. A estimulação pelo gelo ajuda que as fibras nervosas parem de enviar impulsos elétricos de forma exacerbada. Ou seja, ajuda a diminuir a condução do impulso nervoso, para que as informações cheguem “bagunçadas” ao cérebro, diminuindo esse efeito “doloroso”.
O universo de pesquisas que envolve essa terapia hoje é muito amplo com relação a alguns anos atrás e vem derrubado alguns mitos.
É mito dizer que se fica gripado quando se usa crioterapia no ombro ou pés. Pelo contrário, para uma torção de tornozelo o protocolo de criocinética (combinação de gelo e exercício) é excelente, garantindo uma boa recuperação em pouco tempo.
É mito dizer que em uma contusão (contração em um determinado ponto causando dores) o melhor é o uso do calor. A terapia por frio tem seu efeito de relaxamento muscular comprovado em literatura, e é muito eficaz a sua aplicação nesse tipo de lesão.
Outro mito é que a crioterapia só é usada em esportistas. A modalidade é utilizada em todas as pessoas, sejam elas atletas ou não, desde que não tenha nenhuma restrição fisiológica para o seu uso. Um grande exemplo é o uso popular da “faca de metal na testa para não criar “galo”, como dizia a vovó, isso porque o metal é frio e não é isolante térmico, com isso mantém a temperatura fria retirando o calor do local. Por isso a vovó já fazia crioterapia sem saber.
Protocolo de PRICE
O protocolo PRICE é uma sigla em inglês que significa proteção, repouso, gelo, compressão e elevação - colocar mesmo o membro lesado para cima. Ao levar a faca de metal à testa, a vovó fazia uma ligeira compressão, justamente para impedir que o edema se instalasse. Esse protocolo de PRICE consiste em proteger o local lesado, manter em repouso com gelo comprimindo a área machucada, conservando-a em elevação.
Agora já sabe, machucou faça compressas geladas.
Contraindicação
Como toda terapia, tem seu efeito contraindicado: o gelo não deve ser usado por pessoas alérgicas a ele e por pessoas que apresentem o fenômeno de Rainaud. Por exemplo, em dias frios pode mudar um pouco a cor das mãos, como uma típica resposta fisiológica, resultante de uma menor quantidade de sangue nas mãos e pés.
por Juliana Prestes Mancuso
Espero que você tenha gostado do texto.
Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..
Nenhum comentário
Postar um comentário