Curta e Siga


Ultrasonografia na entorse aguda de tornozelo





Cerca de 25% das lesões no esporte ocorrem no pé ou no tornozelo(14) e aproximadamente 10% das radiografias solicitadas num setor de emergências são de tornozelo(17). As entorses de tornozelo são, entretanto, muitas vezes subestimadas, não recebendo tratamento adequado e levando a seqüelas como instabilidade articular, edemas crônicos e recidivas freqüentes(1,15).

Não há significação exata para o termo “entorse de torno-(9,22) e, no passado, alguns autores achavam que não ocorria comprometimento significativo dos ligamentos nesse tipo de lesão(8). Entretanto, vários estudos mostraram que uma “simples” entorse de tornozelo freqüentemente está associada a lesões ligamentares(1,4,21).

O diagnóstico exato da lesão tem grande importância na orientação do tratamento a ser instituído, que dependerá, entre outras coisas, da gravidade da lesão, do número de ligamentos lesados, da presença de instabilidade, da atividade do paciente e de suas necessidades funcionais. O diagnóstico clínico presta-se melhor para os casos extremos, naqueles leves ou bastante graves, mas é dificultado pelo edema, dor e espasmo muscular. O exame radiológico sob esforço busca detectar a presença de instabilidade, mas o bloqueio da subluxação pela dor, reação muscular e as grandes variações dos limites de normalidade para o ângulo de inclinação ta-(22) são fontes de erro. Metade das lesões ligamentares do tornozelo poderá não ser detectada se o diagnóstico for baseado apenas no exame clínico e nas radiografias sob esforço.

O exame artrográfico do tornozelo estabeleceu-se como método de grande valor, principalmente após correlação com achados cirúrgicos, permitindo diagnosticar, com boa precisão, os ligamentos lesados e mesmo a própria extensão da (19,20).

Entretanto, houve o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico por imagem, com destaque para a ultra-sono-grafia. Os ligamentos colaterais do tornozelo são superficiais e facilmente acessíveis por esse método de exame, podendo ser avaliados de maneira confiável(2). Mais recentemente, o emprego da ressonância nuclear magnética nas entorses do tornozelo tem mostrado sensibilidade e especificidade elevadas no diagnóstico das lesões do complexo ligamentar lateral(3).

Trabalhos recentes relatam elevada concordância da ul-tra-sonografia com achados cirúrgicos na avaliação dos ligamentos talofibular anterior e calcaneofibular(12). Estudar melhor o método ultra-sonográfico nas entorses agudas de tornozelo, correlacioná-lo com o método artrográfico e julgar sua utilidade na prática diária foram os objetivos do presente trabalho.

Leia mais clicando aqui!
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Entorses, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário